LivreMente

A Corda em Si

Assista uma apresentação musical feita na total escuridão! O movimento dos músicos no palco, cada ação sendo audiodescrita por um locutor. Solte a sua imaginação com músicas de autoria do duo A Corda em Si. Eles propõem um show em que o público entra de olhos vendados. O espaço (teatro ou sala) está adaptado para o acesso de deficientes visuais, com marcações táteis indicando a posição das cadeiras, banheiros e saída. Este show conta com uma equipe fixa de cinco pessoas: dois músicos, uma audiodescritora, um sonorizador e um produtor executivo. Além destes, monitores de auxílio à mobilidade estão à disposição do público durante todo o espetáculo.

O projeto “LivreMente” nasceu com um desejo do duo de facilitar o acesso dos deficientes visuais a fruição artística, já que muitas vezes eles não se sentem seguros para sair de casa e assistir uma

apresentação musical. Da mesma forma, visa oportunizar aos videntes – aqueles que não são portadores de deficiência visual – uma experiência não visual, para que possam compreender um pouquinho do dia-a-dia de quem não enxerga, aguçando sua percepção do mundo.

 

Contamos com uma equipe especializada que adapta espaços públicos e/ou privados para o acesso de deficientes visuais e videntes através de demarcações táteis, orientando as pessoas que serão responsáveis pela condução do público até seus assentos. Cordas são esticadas no corredor de acesso do auditório com pequenos nós e desvios laterais indicando a posição das fileiras de cadeiras. Estas cordas também conduzem o público ao palco, pois em momentos específicos alguns voluntários são

convidados a participar do espetáculo tocando e reconhecendo os instrumentos, explorando ainda mais seus sentidos. No chão são criados relevos com cordas e fitas adesivas indicando a posição das cadeiras e dos banheiros, bem como o limite de eventuais escadas e do palco. O público é vendado já na entrada do teatro.

 

Quando possível, buscamos oportunizar a experiência de um vidente ser conduzido por um deficiente visual (cego ou baixa visão), incluindo-os no grupo de monitores.